Escolher entre sombra líquida ou sombra em pó pode gerar dúvida para quem ama maquiagem. Com diferentes texturas, acabamentos e formas de aplicação, as duas opções oferecem benefícios e características únicas que podem transformar o visual.
Enquanto as sombras líquidas conquistam brilho intenso e praticidade na hora de aplicar, as sombras em pó continuam sendo queridinhas pela versatilidade, mais durabilidade em caso de peles oleosas e facilidade de esfumar várias cores. Mas como escolher entre as duas?
Vamos explorar esses dois tipos de sombras, a intensidade da cor e a adequação a diferentes tipos de pele, para te ajudar a descobrir qual delas combina mais com a ocasião ou o seu estilo.
1. Textura e aplicação
A textura é um dos fatores mais importantes na hora de escolher a sombra. Uma sombra líquida tem uma consistência cremosa e úmida, proporcionando uma aplicação fácil com os pincéis, dando batidinhas com os dedos, ou com o aplicador diretamente da embalagem. Ela desliza suavemente nas pálpebras e permite um acabamento mais uniforme, além de deixar um acabamento de aparência “molhada”.
Por outro lado, a sombra em pó é super versátil, sendo ideal para quem prefere acabamento mate e gosta de esfumar várias cores na pálpebra, criando camadas mais suaves. A aplicação pode ser feita com um pincel apropriado para sombra, facilitando o controle sobre a intensidade da cor.
2. Intensidade da cor
Esses conceitos gerais do tópico anterior valem, também, quando falamos da intensidade da cor. Se você busca cores vibrantes e com maior brilho, a sombra líquida é a opção perfeita. Isso porque elas costumam ter uma intensidade maior através do brilho cintilante que se destaca nos olhos.
Já a sombra em pó, especialmente a nossa, que é compacta, oferece diversas tonalidades que variam desde os tons mais neutros e discretos até os mais intensos. Nossas sombras são super pigmentadas, permitindo misturas e esfumados mais suaves.
A vantagem da sombra líquida é que, em uma única e pequena aplicação, você já consegue uma cor mais vibrante e glamourosa. Já a sombra em pó permite construir o nível desejado de cor, o que pode ser ideal para quem gosta de ajustar a intensidade conforme o momento.
3. Durabilidade e fixação
Em termos de durabilidade, as duas têm longa duração e a sombra líquida que se fixa bem nas pálpebras, costuma resistir bem ao calor e à umidade, sem necessidade de retoques frequentes.
A sombra em pó tem maior fixação e, por ser em pó, absorve a oleosidade e dura mais tempo nas pálpebras. Ou seja, a durabilidade é maior que as sombras líquidas.
4. Adequação ao tipo de pele
Seu tipo de pele influencia diretamente na escolha da sua sombra ideal. Como dito no último tópico, as peles oleosas podem se beneficiar mais da sombra em pó, que ajudam a absorver o excesso de oleosidade.
Enquanto isso, as peles secas ou maduras costumam se adaptar melhor à sombra líquida, que não marca linhas finas e proporciona um acabamento mais suave e hidratante. Se sua pele é mista, o ideal é testar ambas e observar qual oferece melhor conforto e durabilidade.
Dica de ouro da BAIMS: usar produtos pré-maquiagem, como a água micelar para limpar bem a pele e retirar a oleosidade.
5. Tendências e Trends
Nos últimos anos, a sombra líquida ganhou bastante popularidade, principalmente pela praticidade e acabamentos modernos, como os metálicos e holográficos. Celebridades e maquiadores têm explorado cada vez mais essa textura.
Normalmente usada em looks mais impactantes, eventos noturnos ou quando se busca um visual mais elaborado com brilho e intensidade.
Por outro lado, a sombra em pó continua sendo a queridinha, especialmente para técnicas clássicas de maquiagem como esfumados e degradês. As diferentes cores e texturas disponíveis, desde as sombras neutras em tons nudes e mates até as mais vibrantes, cintilantes ou metálicas, fazem dela um produto indispensável para qualquer necessaire.
6. Erros comuns e dicas
Ao aplicar sombra líquida, um dos erros mais comuns é não esperar o tempo necessário para que o produto seque completamente antes de piscar, fechar os olhos ou aplicar uma nova camada. Isso pode causar a transferência do produto para um lugar indesejado e ainda fazer com que entre nas linhas e dobrinhas da pálpebra, deixando um acabamento não uniforme.
Para evitar esse problema, o ideal é aplicar uma camada fina e uniforme, esperar que ela seque completamente e, só então, adicionar mais camadas, se necessário. Mas, fique tranquilo, a Liquid Eyeshadow da BAIMS, além de alta fixação, seca bem rapidinho.
A pálpebra é a região mais oleosa do rosto todo e, portanto, no caso da sombra em pó e da sombra líquida também, um erro frequente é não limpar bem a pele e não utilizar um produto para selar antes da aplicação.
A falta de preparação da pálpebra pode comprometer tanto a durabilidade quanto a intensidade da cor, fazendo com que a sombra desbote mais rapidamente ou acumule nas dobras dos olhos, especialmente em peles oleosas. Se tem pele seca, oleosa ou mista, não importa, aplique sempre uma camada fininha de pó compacto da cor da pele ou um pó translúcido antes da aplicação da sombra para que ela dure por muito mais tempo.
Não se pode definir qual é a melhor sombra; tudo depende do seu estilo, tipo de pele e das suas preferências pessoais.
Independentemente da sua escolha, o importante é experimentar e encontrar o produto que melhor se adapta às suas necessidades e, na verdade, não há nenhum motivo para não se ter os dois produtos. Assim você vai garantir sempre um look incrível em qualquer ocasião!